Currículo de Marcelo Thiganá

marcelothiganaNasceu em 7 de setembro de 1969 na cidade de Belém - PA e foi levado ainda pequeno para o interior de São Domingos do Capim município longínquo da capital. Teve o seu primeiro contato com a dança aos 3 anos de idade aonde no terreiro ao som dos curimbós, da dança do síria conheceu o folclore regional paraense.

Ao som das aparelhagens sonoras (conjunto de equipamentos de som que funcionavam a motor diesel que chegavam nas embarcações) que animavam as festas ribeirinhas onde o contato com o brega, merengue, cúmbia, lambada outros ritmos regionais e caribenhos que chegavam através das rádios em ondas curtas. Neste universo amazônico de rios, igarapés e pororocas nasce a vontade de um garoto que desperta para o universo da dança na vontade de acompanhar os ritmos musicais.

Aos 9 anos foi levado à capital Belém para começar os seus estudos e no Colégio Nossa Senhora do Carmo teve o contato com o ballet moderno onde foi aprimorando suas técnicas natas e com isso a inquietação levou a conhecer outras danças.

Aos 12 anos Marcelo Thiganá ganha este nome em um grupo de teatro amador onde começa a estudar dramaturgia e já segue ministrando suas primeiras aulas de dança de salão na própria escola onde estudava e participava de festivais estudantis.

Aos 14 anos o contato com o street dance com bailarinos americanos em Belém do Pará concomitantemente estudava música porque queria ter consciência do movimento rítmico. Levou experiência do teatro, dança folclórica e dança de salão para montar um grupo no colégio Souza Franco. Começava a nascer o precursor da dança de salão no Estado do Pará.

Marcelo Thiganá tem como mestre o Profº Cosme, sub-oficial da Aeronáutica que reside atualmente na cidade do Rio de Janeiro. O Mestre lhe ensinou técnicas, "manhas" e malandragens. E também como abrir os horizontes para a dança.

O bailarino e coreógrafo foi atrás de novos estudos e entrou no campo da pesquisa registrando as danças regionais como o brega (de onde surgiu o vídeo produzido pelo Instituto de Artes do Pará "A Dança do Brega"), tornando-se assim um pesquisador e intérprete.

Fundou a Companhia de Dança Marcelo Thiganá em 1993 revelando 90% dos profissionais de dança de salão do Estado do Pará. Participou de vários festivais nacionais e internacionais de dança e dançou ao lado dos ícones Jaime Aroucha e Carlinhos de Jesus.

Administrou oficinas em diversos países da América do Sul onde se formou em Tango no Ballet Luna de Tango em Zárate, província da Argentina, onde recebeu em 1997 uma comenda da Intendência Municipal de Zárate (prefeitura local).

O Profº Marcelo Thiganá tem vários projetos de inclusão social, entre eles o Projeto A Dança Entra na Escola, aonde oferece aos alunos da escola pública a oportunidade de aprender gratuitamente a dança de salão.

O coreógrafo Marcelo Thiganá, junto com o cantor Pinduca, foi escolhido entre vários bailarinos a representar o Brasil no Projeto Brasil 500 Anos, promovido pelo Itamaraty nas cidades de Berlim e Hanhouver na Alemanha em 2000.

Conecte-se em nossas Redes Sociais

twitter-48Curta nossa Fã-Page no FacebookFacebook